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Sob o comando da segunda geração, Per Pochi mira o varejo pela primeira vez e investe no poder do e-commerce

Presente em mais de 500 lojas no País, grife masculina amplia atuação com loja virtual criada para atender clientes de atacado e varejo, visando crescer 10% este ano.


Empresas familiares costumam sofrer mudanças drásticas com a entrada de uma nova geração no comando. No caso da Per Pochi, pode-se dizer que a chegada dos filhos à administração da empresa foi crucial para a definição da própria identidade da marca.

Atuando com sucesso há 29 anos no mercado de confecção, a família Bezerra Machado iniciou suas atividades no bairro do Brás, na capital paulista. Fundada pelo casal Cleonice e Francisco, a empresa, inicialmente chamada Cléo Sport, rapidamente ganhou espaço no segmento e ampliou seu leque de produtos, passando a atender a homens e mulheres, adultos e crianças, com os produtos mais requisitados de cada estação.

Em 2005, a chegada dos irmãos Gabriel e Thiago ao comando trouxe um impulso a mais e um direcionamento completamente renovado para a confecção, que ganhou um novo nome e estratégia de mercado, com foco exclusivo no público masculino. “Foi uma decisão baseada nas tendências para o setor. Naquele momento além de um interesse maior e verdadeiro do brasileiro por moda, acompanhamos o processo dos homens começando a entender sobre o assunto e preocupando-se em adquirir produtos com qualidade e design diferenciados”, explica Thiago Bezerra Machado, diretor administrativo Per Pochi.

A partir da definição do mercado a ser trabalhado pela marca, a dupla fez um estudo que definiu o posicionamento da empresa para esta nova etapa. “Queríamos que a marca tivesse uma identificação com os desejos do homem contemporâneo, que busca valorizar sua personalidade e exclusividade. Acabamos escolhendo o nome Per Pochi, que significa ‘para poucos’, em italiano, e reflete a preocupação com design único”, esclarece Gabriel Bezerra Machado, diretor comercial Per Pochi e responsável pelo novo direcionamento.

Com um toque de ousadia, a marca prevê crescimento de 10% em relação ao ano passado, e investe em peças com modelagem slim e design moderno para atrair jovens que valorizam a boa forma física. Presente em mais de 500 pontos de venda em todo o território nacional, a Per Pochi tem uma linha completa que se divide entre: malharia, que representa 80% do total; e a linha jeans, responsável pelos 20% restantes.

Outra estratégia adotada pelos irmãos para alavancar as vendas e ampliar a presença da marca, alcançando até os pontos mais remotos do País, é a venda via e-commerce. Para isso, no inicio de 2013, foi criada uma loja virtual que atende clientes de atacado e varejo.

 “Além de facilitar nosso contato com os clientes de atacado, agilizando o processo desde a solicitação do pedido até a entrega, a loja virtual nos permitiu, pela primeira vez, vender diretamente para o varejo”, enfatiza o diretor comercial. Segundo Gabriel, o e-commerce foi pensado para não competir com os distribuidores multimarcas. “Oferecemos vantagens comerciais aos nossos parceiros para que o produto chegue às lojas a um preço convidativo ao consumidor e nosso sistema de loja virtual não canibalize os pontos de venda físicos”, afirma.


www.perpochi.com.br